Os acidentes que são o incidente incitante de todo filme Premonição só acontecem na cabeça daqueles que o previram. O que não significa que não seja legal ver gente morrendo de formas ridiculamente criativas.
Uma frase estranha. É legal mesmo?
Na dúvida da legitimidade da diversão, segue a lista dos acidentes nos cinco filmes, do pior para o melhor:
#5
Premonição 4: A corrida de carros
Meu Deus, que negócio mal feito. Premonição 4 tem, de longe, os piores efeitos especiais da franquia e um dos piores do cinema. Youtubers amadores conseguiriam fazer algo melhor. Personagens que viram boneco de Playstation 1 no meio da cena não ajudam, mas o acidente também é de uma preguiça de roteiro inacreditável.
Prós: É curto. E o filme é curto.
Contras: Absolutamente tudo.
#4
Premonição 3: Na montanha-russa
Eu sou fascinado por montanhas russas, então só de apresentar a idéia que é possível morrer em uma já deixa todas as outras mais emocionantes. Também é o primeiro filme onde o roteiro abraça a galhofa desde a primeira cena, com um acidente que chega a ser engraçado de tanto que desafia os limites da física. E com a seqüência que faz menos sentido em toda a franquia: se o acidente foi causado por um objeto solto, quando remove-se o objeto da vida real, ele não deveria ter acontecido.
Prós: Mary Elizabeth Winstead.
Contras: Eu aposto que o roteirista dessa cena nunca foi num parque de diversões na vida.
#3
Premonição 1: O acidente aéreo
A franquia começa sua história com uma baita cena: o acidente aéreo do primeiro filme é extremamente bem executado e bem dirigido. Dá pra entender tudo o que está acontecendo e sacar o desespero dos passageiros. Se há um defeito na direção é a câmera mais chacoalhante do que soa aceitável.
Prós: Bem dirigido, bem executado e a paradinha do fogo vir de frente para trás definindo a ordem em que os personagens morrem é toque de gênio.
Contras: Tem espaço demais para as pernas dos personagens. Muita suspensão de descrença acreditar nisso.
#2
Premonição 5: Na ponte
Depois do desastre de Premonição 4, os produtores trabalharam com um esmero melhor nesse daqui. O acidente na ponte é uma seqüência longa e divertida com uma variedade incrível de mortes diferentes, considerando a limitação dos recursos encontrados. É claro que a física continua sendo desafiada e a entidade “mulher que perde a capacidade de visão quando tira os óculos”, estilo Velma do Scooby Doo, segue a todo vapor (eu acho positivo).
Prós: Efeitos legais, seqüência divertida, tem até uma esperança de salvação para alguns personagens.
Contras: Não é uma brisa marítima que vai derrubar uma ponte.

# 1
Premonição 2: O caminhão de toras de madeira
A cena que traumatizou uma geração: as toras de madeira se soltando do caminhão no meio de uma estrada, atingindo carros e matando pessoas com uma criatividade constrangedora. São explosões, capotamentos, decapitações, garrafas d’água bloqueando freios e uma míriade muito diversa de tragédias em uma única cena. Suco de Premonição.
Prós: Criativo e se já tem um chocante esmero na execução para os dias de hoje, imagina na época.
Contras: Nunca mais eu consegui ficar sossegado atrás de um caminhão em uma rodovia.
O ranking com cada morte dos filmes, ordenada pela sagacidade de Dona Morte, está nesta lista.