Filmes são ferramentas poderosas. Às vezes uma obra consegue lhe acompanhar por dias, talvez até meses, sem sair da sua cabeça.
Eu saí do cinema, depois de assistir Blindado, com essa sensação. “O que diabos eu tô fazendo da minha vida? Será que eu mereço me impôr tamanha punição?”, é o que eu ando pensando desde então. Talvez eu mereça. E eu sei que se este não for o pior filme de 2025, é sinal que eu estou em um ano ruim.
Porque blindado não é só um filme ruim. Se ele melhorar bastante, ele fica ruim.
O roteiro foi escrito por alguém que ouviu dizer que é bom quebrar todas as regras de roteiro. “Nunca subestime a inteligência do telespectador” é uma que ele quebra constantemente. “Nunca diga à audiência algo que ela já sabe” é outra. Dois personagens entram em um carro blindado seguido por outros dois que conversam entre si olhando a cena e dizendo “eles entraram no blindado”. A regra do Chekhov’s Gun, que elementos inutilizados devem ser retirados (por exemplo, se uma arma é mostrada, ela deve ser disparada em algum momento da história) é quebrada a todo momento. A certa altura do filme, dois personagens perdem vários minutos tentando alcançar uma caneta perdida em uma cena que não serve pra nada. Personagens surgem do nada e vão pra lugar nenhum. Plots inteiros são abandonados. Parece que tudo foi escrito por cem macacos em máquinas de escrever.
A direção é outra coisa marcante. Boatos na indústria apontam que o diretor Justin Routt não dirigiu uma cena sequer. Quem teria dirigido é Randall Emmett, que provavelmente estava sóbrio quando viu o resultado e decidiu colocar o nome de um laranja para não manchar sua carreira.
É como se o filme todo tivesse sido feito por um grupo de pessoas que nunca viu um filme na vida e tivessem sido orientados por uma equipe de disléxicos sobre como um filme deveria ser.
Ah, é claro: tem o Stallone. Ele provavelmente precisava reformar o banheiro e aceitou (por 3,5 milhões de dólares) dizer suas quatro linhas de diálogo e estampar o pôster do filme. Foi um dia de trabalho (literalmente; a filmagem inteira levou nove dias).
Alguém no Letterboxd disse que Blindado é um excelente heist movie, onde o verdadeiro heist que estamos assistindo é o Stallone tirando dinheiro de um estúdio mequetrefe.