A situação da previdência social anda difícil, e a reforma talvez seja um mal necessário. O que não quer dizer que devemos aceitar de boa um velhinho trabalhando aos 90 anos, tal qual Michael Caine, que lança seu novo filme “A Grande Fuga”.
O idoso promete que vai ser o último de seus mais de 160 filmes espalhados por mais de 70 anos. É provável, mas sabe-se lá se chega o próximo boleto do asilo e ele tem que aceitar uma iminente proposta do Christopher Nolan.
Falando em sair do asilo, é isso o que o personagem do cara faz em “A Grande Fuga”: foge de seu asilo para ir honrar os companheiros mortos nas praias da Normandia no aniversário do Dia D.
Gold – Juno – Sword
Para quem é um maluco por história e Segunda Guerra, um dos passeios mais legais que se pode fazer é explorar as praias da Normandia: No dia 06 de junho de 1944, os aliados começaram a retomada da França, que estava sob domínio nazista. Eles dividiram o litoral francês em setores: Estados Unidos invadiram as praias Utah e Omaha (Omaha que é onde acontece a icônica cena de abertura de “O Resgate do Soldado Ryan”). Os ingleses, com uma ajuda dos canadenses, invadiram as praias de Gold, Juno e Sword. Conhecido como “Dia-D”, é tido como a maior operação militar da história, envolvendo missões em terra, ar e água.
Hoje, quem viaja por essa região, se depara com bunkers destruídos, crateras de bombardeios, museus, memoriais e uma dúzia de cemitérios: ingleses, americanos, franceses e também alemães (eles também morrem de vez em quando).
A recomendação aos aficcionados é visitar as praias. Mas pra quem tem só R$12 na conta bancária, dá para parcelar um ingresso de cinema e ir assistir a despedida do Michael Caine das telonas.
(por enquanto)