Eu nem tinha assistido Flow ainda quando eu fiquei legitimamente feliz pela vitória do filme como “Melhor Animação” no Globo de Ouro. Um projeto passional de um estúdio minúsculo da Latvia, que já tinha me chamado a atenção quando o trailer foi divulgado lá em novembro: aos 20 segundos do vídeo, eu já estava completamente conectado com o personagem e torcendo por ele.
E funciona também praticamente como um aviso: para quem gosta de gato, Flow às vezes parece um filme de terror.
Meow
Raramente um protagonista consegue cativar tanto e tão rápido quanto o gato de flow. A cada vez que ele caía na água, nunca gerando uma conseqüência direta ao seu próprio bem-estar, eu soltava um suspiro de medo por ele. Aos gamers: é o sentimento de quando eu jogava Ico, e a menina pulava atrás de mim e ficava pendurada pela mão em um precipício. O coração aperta toda hora, não tem jeito.
E não é só aí que o filme me lembra Ico. É um filme lindo pra cacete. A renderização do 3D é aquela aquarelada bonita que tá virando praticamente padrão na animação atual. A gente saiu da longa época dos bonecões da Pixar para mergulhar de cabeça na nova era do guache sobre tela.

ele odeia.
Filme animal
Não é só o gato que brilha: O filme ainda conta com performances vencedoras de um labrador, um lêmure, uma garça (talvez) e (meu favorito) uma capivara sensata, de emoção inabalável. Em meio a um dilúvio, a história acompanha a luta pela sobrevivência e por uma convivência amigável entre eles, enquanto eles percorrem o mundo de Waterworld cheio de outros animais com inexplicáveis habilidades náuticas (onde esse monte de bicho aprendeu a dirigir barco?).
A distribuição brasileira também têm seus méritos pela parceria com a ONG adote um gatinho. O que é uma parceria bem proveitosa para todos os lados: você sai do cinema querendo abraçar um gato mesmo.
Dá-lhe prêmio
A vitória de Flow no Globo de Ouro deixou o longa com grandes chances na disputa do Oscar. Ele realmente é um dos favoritos e não sem méritos.

Talvez a minha animação favorita do ano ainda seja Robô Selvagem, mas sim, eu vou dar um alegre suspiro de satisfação se Flow levar — e, principalmente, se Divertidamente 2 perder.
A única coisa que eu ficaria levemente chateado em uma vitória de Flow seria na outra categoria que o filme está concorrendo: a de Melhor Filme Estrangeiro. Aí eu torço pra Ainda Estou Aqui, não tem jeito.
E adote um gato. Gato é minha seita favorita.